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Título: A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
Autor: PATRICIA ROCHA SABOIA
Colaborador(es): VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24687
Resumo:
Esta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público. A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos de qualidade e identidade.
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