Título: | A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS | ||||||||||||
Autor: |
PATRICIA ROCHA SABOIA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 29/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24687 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos
com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao
consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis
da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a
identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta
identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a
brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público.
A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como
representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao
consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se
fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca,
com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da
Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise
dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza
elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus
produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de
produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi
realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da
identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como
forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design
contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade
produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma
faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos
de qualidade e identidade.
|
|||||||||||||
|