Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: GEOGRAFIA OBJETIVA DE OPORTUNIDADES DO ENSINO MÉDIO REGULAR DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: GICELE FISCH
Colaborador(es): FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Orientador
Catalogação: 28/MAI/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24681&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24681&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24681
Resumo:
Esta pesquisa objetivou estudar a geografia objetiva de oportunidades educacionais para o ensino médio regular da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro, o que implica duas dimensões: a primeira seria a Geografia Objetiva de Oportunidades baseada no conceito de Galster e Killen (1995) para os quais o conceito convencional de igualdade de oportunidades deve ser expandido para além da igualdade de tratamento entre iguais e incluir a dimensão geográfica no processo de oportunidades, pois a geografia pode levar à desigualdades com graves consequências sociais. Neste sentido, é importante refletir sobre o espaço e seu papel no desenvolvimento das relações sociais. A cidade do Rio de Janeiro é caracterizada pela presença de grandes favelas, muitas das quais situadas próximas aos espaços mais nobres da cidade - modelo carioca de segregação: proximidade física e distância social. Portanto, é importante considerar como suas oportunidades educacionais estão distribuídas espacialmente. Especificando estas oportunidades educacionais temos a segunda dimensão: o ensino médio. Este nível de ensino passou por uma trajetória de muitas reformas, ora avançando no seu processo de democratização, ora criando obstáculos, além de pouco acesso à grandes parcelas da sociedade e de falta de consenso sobre seu papel – propedêutico ou profissional. Para mapear a geografia objetiva de oportunidades do ensino médio regular da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro este trabalho envolveu a análise de dados referentes à educação disponíveis em levantamentos oficiais - Censo Demográfico de 2010 e Censo Escolar de 2012, a fim de caracterizar sua situação atual. Este mapeamento foi realizado utilizando-se ferramentas computacionais denominadas Sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS). Os resultados indicam que sobre a geografia objetiva das oportunidades incidem forças políticas e sociais capazes de criar novas dinâmicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF