Título: | A COOPERAÇÃO SUL-SUL E O CAMPO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MOÇAMBIQUE E DEPENDÊNCIA SIMBÓLICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JOAO MOURA ESTEVAO MARQUES DA FONSECA |
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Colaborador(es): |
PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES - Orientador |
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Catalogação: | 19/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24612&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24612&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24612 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação explora tensões emergentes do crescente engajamento dos
chamados provedores Sul-Sul no campo da cooperação internacional para o
desenvolvimento, discutindo alguns de seus efeitos sob a ação de governos receptores,
doadores Norte-Sul e estruturas de governança no espaço social em questão.
Beneficiamo-nos principalmente das noções de campo e cultura de auditoria de
Pierre Bourdieu e Marilyn Strathern, respectivamente. Por meio dessas, descrevemos a
trajetória da cooperação internacional para o desenvolvimento a partir da segunda metade do século XX, ressaltando o papel do Comitê de Assistência ao Desenvolvimento (CAD) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na elaboração e manutenção de princípios organizadores e práticas dominantes no campo. Enfatizamos o plano simbólico ao narrar a oposição histórica entre cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, sugerindo conexão inextricável entre a emergência da última e a crítica no campo à agenda da eficácia da ajuda. Observamos os efeitos das tensões entre cooperação Sul-Sul e Norte-Sul na dimensão local a partir de um estudo de caso sobre Moçambique, aplicando as noções de dependência simbólica e efeito BRICS a fim compreender tendências e impactos sob o comportamento do Governo de Moçambique, doadores Norte-Sul e suas condicionalidades, e o processo de consolidação democrática no país. Ao final, sistematizamos algumas reflexões sobre o estado de fluxo do campo, sugerindo que sua re-politização não necessariamente se traduz em democratização para países receptores.
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