Título: | PENSAR VER: DERRIDA E A DESCONSTRUÇÃO DO MODELO ÓTICO A PARTIR DAS ARTES DO VISÍVEL | ||||||||||||
Autor: |
MARIA CONTINENTINO FREIRE |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - Orientador |
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Catalogação: | 07/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24546&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24546&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24546 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese se propõe a refletir a postura de Jacques Derrida diante das obras de arte ditas visuais. Partindo de uma invisibilidade na fonte de todo visível, Derrida problematiza a estrutura hierárquica do pensamento estético, abrindo uma outra abordagem artística não sobre, mas em torno das obras. O famoso tema de um abalo desconstrutivo no pensamento metafísico da presença desdobra-se, neste trabalho, na in-visibilidade do traço do desenho e na espectralidade da imagem cinematográfica.
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