Título: | RECOMENDAÇÃO OU PROPAGANDA?: ESTUDO SOBRE A CREDIBILIDADE DE BLOGS DE MODA | |||||||
Autor: |
BEATRIZ D AVILA RENAULT DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
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Catalogação: | 06/MAI/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24537&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24537&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24537 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Os blogs de moda atraem uma grande audiência de mulheres em busca de
inspirações sobre como se vestir. As leitoras procuram seguir as sugestões de
autoras de bom gosto, com características demográficas similares às suas, e em
que possam confiar. Este é o principal benefício oferecido pelo blog quando
comparado às mídias tradicionais: ao blog é atribuído maior confiança, visto que
as autoras estariam livres de vieses e representariam a consumidora comum. No
entanto, sabe-se que um número considerável de autoras de blogs recebem
presentes e recompensas financeiras para recomendar um produto em seu canal.
Este fenômeno ocorre de duas maneiras diferentes: ou a autora admite a existência
de uma parceria entre ela e a marca que recomenda, ou oculta esta parceria – fato
este que tem levantado importantes questões éticas. Este estudo buscou identificar
se a credibilidade do blog é afetada quando há indícios de que a autora omite seu
vínculo com a marca que recomenda. Através de um experimento conduzido
online com amostragem por conveniência, 350 questionários foram respondidos,
sendo 157 válidos. Foi criado um endereço eletrônico que, de acordo com a
determinação de algoritmos, apresentava ora blog e biografia de uma autora
favorável à prática de identificar publicações patrocinadas, ora de uma autora que
busca omitir seu vínculo com o produto que recomenda. O experimento comparou
as médias para os construtos Confiança, Atitude e Intenção de Seguir
Recomendação, onde apenas este último apresentou diferenças significativas entre
as médias. O construto Credibilidade da Fonte também foi medido, indicando que
os respondentes não são favoráveis à presença de propaganda nos blogs.
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