Título: | A DÚVIDA CÉTICA NO QUOD NIHIL SCITUR DE FRANCISCO SANCHES | ||||||||||||
Autor: |
MOHANDAS KARAMCHAND OLIVEIRA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 30/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24514&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24514&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24514 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Apresentamos aqui o ceticismo desenvolvido por Francisco Sanches (1551
– 1623), filósofo e médico português, em sua obra Que Nada se Sabe, na qual,
defendemos, é cunhada uma dúvida metódica e hiperbólica, comumente atribuída
ao engenho cartesiano. Também sustentamos que Sanches desenvolve um
ceticismo construtivo ou mitigado, conforme a expressão de Richard Popkin, ao
propor um conhecimento imperfeito em resposta à dúvida e por ela própria
limitado. Tal conhecimento não acessa a natureza das coisas, se mantém na esfera
secundária e falha da interação entre as imagens sensíveis que recebemos da
realidade e a análise destas por parte do juízo. Acreditamos poder, com tais
informações, avaliar Sanches como importante figura na formação do ceticismo
da Modernidade.
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