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Título: DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO
Autor: RUBEN PEREZ BUENDIA
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Catalogação: 09/ABR/2015 Língua(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420&idi=2
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo indagar sobre as concepções de leitura e de cidadania que estão por trás dos discursos da política pública de leitura no México, particularmente no Programa Nacional de Leitura para a Educação Básica (PNL) entre os anos de 2002 e de 2012. A metodologia consistiu na análise dos documentos oficias da política pública articulada a uma discussão teórico filosófica em torno dos conceitos de cidadania e de leitura. A partir da critica marxista ao conceito de cidadania foi possível entender que a escola participa, com programas compensatórios como o PNL, na formação de cidadãos alinhados aos princípios de um Estado liberal democrático, ao mesmo tempo em que abre brechas, através da formação de leitores críticos e autônomos, para à emancipação humana.
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