Título: | MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO SUPRIMENTO DE GASOLINA E DIESEL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO DIAS DE OLIVEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 07/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24403&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24403 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O aumento expressivo no consumo de combustíveis no Brasil trouxe
grandes desafios para a cadeia de suprimento no país. Ao longo dos últimos cinco
anos (2009-2013), o mercado brasileiro de gasolina e diesel cresceu 62,8 porcento e
32,0 porcento, respectivamente. Porém, os investimentos em produção e infraestrutura
não acompanharam este crescimento, tornando estes desafios cada vez maiores.
Na região Nordeste do país, que é suprida majoritariamente por cabotagem, a
infraestrutura para movimentação dos derivados de petróleo está aquém daquela
necessária, trazendo ineficiências à cadeia de suprimentos e aumentando
significativamente os custos envolvidos nas operações. Para avaliação do
suprimento desta região, foi proposto um modelo de programação matemática que
considera todas as restrições que impactam diretamente o suprimento de gasolina
e diesel, identificando inclusive aquelas restrições que são ocasionadas por outros
agentes da cadeia, como por exemplo, insuficiência de tancagem dos clientes,
restrição de calados dos portos e elevadas taxas de ocupação dos portos públicos,
aumentando os custos de sobrestadia. Para complementar a análise, alternativas
para direcionamento de investimento dos distribuidores de forma eficiente,
minimizando os custos da cadeia de suprimento, foram avaliadas. O modelo
também foi utilizado na discussão dos níveis de serviço praticados pela Petrobras
no atendimento da demanda de gasolina e diesel nos polos da região. O trabalho
teve uma abordagem da cadeia de suprimento voltada para o planejamento tático,
se mostrando como uma ferramenta eficiente para suporte à tomada de decisões.
|
|||||||||||||
|