Título: | APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO | ||||||||||||
Autor: |
LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE |
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Colaborador(es): |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 07/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24397 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do
ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos
empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC –
Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da
distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto
no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação
linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos,
considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos
de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em
um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de
venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido
permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o
atendimento ao mercado do país com o menor custo.
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