Título: | ANÁLISE DOS FATORES QUE AFETAM AS ESTRATÉGIAS DAS INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
CAROLINA DE ARAUJO E CUNHA |
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Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador |
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Catalogação: | 17/MAR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24288&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24288&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24288 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Em função da estabilidade econômica do País e do aumento da renda da
população, o setor de construção civil vem se destacando como gerador de
negócios nos últimos anos. No negócio imobiliário habitacional existe um amplo
leque de empresas, com algumas divisões definidas, tais como aquelas que só
atuam em mercados de baixa renda ou as especializadas em imóveis com lazer,
ou, ainda, aquelas focadas em lançamentos de apartamentos para atender
determinados segmentos do mercado e outras divisões. A estabilização do
crescimento da indústria da construção civil habitacional e a valorização dos
imóveis a partir de 2012 levaram o mercado imobiliário a se tornar ainda mais
competitivo. Para manterem-se lucrativas as construtoras e incorporadoras
precisam ajustar suas estratégias buscando atender às expectativas dos seus
consumidores, superando os concorrentes e se ajustando à nova dinâmica do
mercado. Neste contexto, este trabalho visa a identificar, pela percepção dos
especialistas do mercado imobiliário e dos gestores de empresas, quais são os
fatores ambientais que mais afetam a formulação da estratégia dos grupos
estratégicos de empresas atuantes na construção civil habitacional, formados com
base na teoria de Michael Porter sobre grupos estratégicos. Para tal, foi realizado
estudo qualitativo se utilizando de entrevistas semiestruturadas com especialistas
do mercado imobiliário e gestores de construtoras-incorporadoras atuantes no
Grande Rio. Os resultados indicam a existência de grupos estratégicos de
empresas muito influenciados pelo seu porte, segmento alvo e estratégia
competitiva genérica. Vários fatores foram identificados como importantes à
formulação da estratégia competitiva neste setor, podendo-se destacar a atuação
do governo, o poder de barganha dos donos de terrenos, a competição dentro do
setor, aumento dos custos, as mudanças socioculturais em curso e o crescimento
econômico da cidade nos últimos anos.
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