Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESEMPENHO E CRIAÇÃO DE VALOR: CRESCIMENTO ORGÂNICO E FUSÕES E AQUISIÇÕES
Autor: BERNARDO RANGEL DA COSTA PAIVA
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 11/MAR/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24257&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24257&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24257
Resumo:
A presente pesquisa se insere em um contexto caracterizado pela crescente discussão de geração de valor ao acionista intensificada pela crise econômica ocorrida entre os anos de 2008 e 2009, que fez crescer diversas dúvidas relacionadas à doutrina de maximização do valor para o acionista principalmente no que tange as estratégias para alcançar este objetivo. Neste contexto, a definição e a escolha da estratégia mais adequada se mostram como diferenciais para enfrentar os desafios impostos pelo cenário econômico no que tange a questão do desempenho da empresa e seu retorno para os acionistas. Desta forma, o objetivo central do estudo foi relacionar as estratégias de crescimento (fusões e aquisições ou crescimento orgânico) com o desempenho de empresas que passaram por um processo de fusões e aquisições no período de 2003 até 2013 baseado no indicador de desempenho definido como Q de Tobin. A pesquisa foi realizada por meio de testes estatísticos com dados empíricos das empresas de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo e avaliou indicadores de retornos das ações das empresas que foram adquiridas e das firmas que as compraram, bem como características da transação tais como a forma de pagamento, a quantidade de compradores, o tamanho relativo entre as empresas e o desempenho destas empresas medido pelo índice Q de Tobin. Os resultados demonstraram que a base de dados disponível para o período analisado não é suficiente para chegarmos a uma conclusão definitiva sobre o impacto das variáveis citadas acima sobre o retorno das ações.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF