Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: SISTEMAS DE LAJE MISTA PARA EDIFICAÇÕES COM USO DE PERFIS DE CHAPA METÁLICA
Autor: TADEU HIROAKI TAKEY
Colaborador(es): SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador
PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - Orientador
Catalogação: 11/MAR/2002 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2421
Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo de um novo sistema de laje mista com o uso de perfis metálicos de chapa dobrada e isopor seqüencialmente dispostos lado a lado e preenchidos com concreto de armado. A principal motivação para este estudo foi o desenvolvimento de um eficiente sistema de laje fácil e rápida de ser construído, e que fosse econômica. O sistema de laje desenvolvido maximiza o espaço livre útil da construção, eliminando a necessidade de formas e escoras tendo assim como conseqüência direta a minimização das perdas construtivas. Os resultados obtidos indicaram que os custos do novo sistema de laje são equivalentes aos outros métodos de construção de lajes, mas que outras características como o tempo e as perdas economizadas na fase construtiva viabilizam a utilização do novo sistema.O trabalho foi consta de três fases principais: primeiramente uma otimização do estudo dos perfis de chapa dobrada foi conduzida analisando as suas características estáticas e dinâmicas para o sistema de laje. Variáveis como peso, altura, espessura,tensão de escoamento, vão máximo, carga suportada por vão e por espessura da chapa metálica, momento máximo, capacidade de carga, minimização dos custos de fabricação e possibilidades de uso de vãos múltiplos foram validados. Quando a seção do perfil metálico estava definida e otimizada, foi estabelecido um estudo com uma série de 5 (cinco) testes em escala real. O propósito principal dos testes foi obter os estados limites último da seção do perfil adotado associado ao sistema de laje para validação do sistema estrutural. Os testes avaliaram a real aderência entre concreto e perfil metálico e sua influência no estado limite último de flexão, cisalhamento e deslizamento. Outra solução além da aderência química natural do concreto com o perfil metálico envolveram o uso de parafusos auto atarrachantes como conectores de cisalhamento. A fase final compreendeu a comparação dos resultados experimentais com as normas de aço para averiguar a validade dos resultados do sistema de laje mista.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRAD.,RESUMO,ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE FIGURAS, DE TABELAS, DE SÍMBOLOS, CAPÍTULOS 1 AO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO) PDF      
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF