Título: | SISTEMAS DE LAJE MISTA PARA EDIFICAÇÕES COM USO DE PERFIS DE CHAPA METÁLICA | |||||||
Autor: |
TADEU HIROAKI TAKEY |
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Colaborador(es): |
SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - Orientador |
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Catalogação: | 11/MAR/2002 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2421 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho apresenta um estudo de um novo sistema de
laje mista com o uso de perfis metálicos de chapa dobrada e
isopor seqüencialmente dispostos lado a lado e preenchidos
com concreto de armado. A principal motivação para este
estudo foi o desenvolvimento de um eficiente sistema de
laje fácil e rápida de ser construído, e que
fosse econômica. O sistema de laje desenvolvido maximiza o
espaço livre útil da construção, eliminando a necessidade
de formas e escoras tendo assim como conseqüência direta a
minimização das perdas construtivas. Os resultados obtidos
indicaram que os custos do novo sistema de laje são
equivalentes aos outros métodos de construção de lajes, mas
que outras características como o tempo e as perdas
economizadas na fase construtiva viabilizam a utilização do
novo sistema.O trabalho foi consta de três fases
principais: primeiramente uma otimização do estudo dos
perfis de chapa dobrada foi conduzida analisando as suas
características estáticas e dinâmicas para o sistema de
laje. Variáveis como peso, altura, espessura,tensão de
escoamento, vão máximo, carga suportada por vão e por
espessura da chapa metálica, momento máximo, capacidade de
carga, minimização dos custos de fabricação e
possibilidades de uso de vãos múltiplos foram validados.
Quando a seção do perfil metálico estava definida e
otimizada, foi estabelecido um estudo com uma série de 5
(cinco) testes em escala real. O propósito principal dos
testes foi obter os estados limites último da seção do
perfil adotado associado ao sistema de laje para validação
do sistema estrutural. Os testes avaliaram a real
aderência entre concreto e perfil metálico e sua influência
no estado limite último de flexão, cisalhamento e
deslizamento. Outra solução além da aderência química
natural do concreto com o perfil metálico envolveram o uso
de parafusos auto atarrachantes como conectores de
cisalhamento. A fase final compreendeu a comparação dos
resultados experimentais com as normas de aço para
averiguar a validade dos resultados do sistema de laje
mista.
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