Título: | A NATURALIZAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO VISUAL DO GÊNERO INFANTIL: A VIOLÊNCIA NA SÉRIE HORA DE AVENTURA | ||||||||||||
Autor: |
PEDRO FARIA SARMENTO |
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Colaborador(es): |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador |
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Catalogação: | 12/FEV/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24068&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24068&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24068 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação tem como objetivo analisar as representações imagéticas voltadas ao público infantil utilizando o conceito de naturalização. Tendo como eixo norteador a análise da representação visual, este trabalho tem como foco os aspectos estéticos, mas também aponta ligações com desdobramentos no âmbito ético, social e político. Para a imersão no contexto imagético, o conceito de naturalização (e desnaturalização) de Pier Paolo Pasolini é a principal base teórica, que o aprofundamos no diálogo com outros autores, tais como Walter Benjamin, E. H, Gombrich, Lyotard, Bourdieu, W. J. T. Mitchel. Para a discussão do tema infância e as produções culturais correlatas, trazemos Philippe Ariès, Nelly Novaes Coelho, Daniel Harris e Neil Postman. Após a fundamentação teórica e o resgate histórico da noção de infância analisamos, como estudo de caso, o desenho animado Hora de Aventura. Este programa é um núcleo irradiador que possibilita traçar paralelismos com outras mídias, gêneros e períodos históricos. Aproximando desenhos animados, brinquedos, livros, quadrinhos, filmes, propagandas entre si, percebemos tensões e contradições na compreensão do que é ou não determinado como uma representação do gênero infantil. A partir da classificação indicativa (que determina que conteúdos são apropriados a cada faixa etária), destacamos a temática da violência, que apresenta diversas questões em sua expressão imagética observando que tipos de recursos visuais são permitidos ou não na representação deste tema para a criança.
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