Título: | EXPRESSÕES E IMPRESSÕES DO CORPO NO ESPAÇO URBANO: ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ARTES DE RUA COMO RUPTURAS DOS RITMOS DO COTIDIANO DA CIDADE | |||||||
Autor: |
MICHEL PHILIPPE MOREAUX |
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Colaborador(es): |
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - Orientador LUCIANO XIMENES ARAGAO - Coorientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23823&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23823&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23823 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Nossa inquietação se situa na linha dos estudos urbanos influenciados, em particular, pelas reflexões de Henri Lefebvre acerca da sua crítica da vida cotidiana e da produção do espaço. Nós apropriamos da ritmanálise, apresentada com maior profundidade no livro póstumo desse autor, Éléments de rythmanalyse: Introduction à la connaissance des rythmes. Essa abordagem nos permite considerar práticas sociais específicas, as práticas de artes de rua, como impressão de ritmos singulares na polirritmia do espaço urbano. Levamos especialmente em conta a expressão dos corpos, que nos faz conceber como as intervenções de artes de rua têm o potencial de instaurar momentos de encontros e de festa que modificam o espaço relacional e o imaginário urbano. A ritmanálise nos permite, segundo nossos termos, apreender a respiração - de expectadores e artistas, às vezes de forma sincrônica - no tecido urbano e a ressonância dos ritmos. Consideramos que essas práticas constituem uma restituição momentânea do urbano. Situam-se num teatro mais amplo de ações que buscam repensar a cidade e reinventar o político, agindo concretamente nas tramas do espaço social.
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