Título: | FLAMBAGEM LOCAL DE DUTOS SUJEITOS A CARREGAMENTOS COMBINADOS | ||||||||||||||||
Autor: |
PATRICIA REIS VITORIA |
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Colaborador(es): |
DEANE DE MESQUITA ROEHL - Orientador |
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Catalogação: | 25/FEV/2002 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2329&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2329 | ||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||
Dutos são sistemas eficientes e seguros para o transporte
de óleo e gás. O estudo da capacidade de carga de dutos em
condições de serviço envolvendo o transporte de
produtos agressivos e sujeitos a altas temperaturas e
pressões ganha atualmente maior interesse dada a severidade
das condições de operação e a crescente necessidade de
manutenção e adaptação dos dutos existentes às condições
atuais de serviço. No entanto,a presença de defeitos e
imperfeições em segmentos de dutos pode ocasionar a redução
na resistência do mesmo e eventualmente sua falha.
Este trabalho tem como objetivo a previsão do comportamento
de dutos sujeitos a cargas combinadas, tendo em vista os
carregamentos que podem ocorrer em campo.
São contemplados nestes carregamentos efeitos térmicos,
movimentos geotécnicos,pressão de operação. No caso de
assentamento de solo, o duto pode estar submetido a
efeitos de flexão que resultam em curvaturas excessivas.
Como consequência ocorre a flambagem local do duto e
desenvolvem-se rugas. Nestas condições podem surgir
deformações acima dos valores limites estabelecidos em
normas.Tendo em vista a natureza tri-dimensional do
problema e a investigação do fenômeno de flambagem local,
faz-se necessário o entendimento do comportamento
tridimensional de cascas em condições de grandes
deslocamentos e grandes deformações em regime elasto-
plástico.Neste trabalho desenvolvem-se alguns modelos para
a previsão do comportamento de dutos submetidos a cargas
combinadas. Procura-se reproduzir as condições de ensaio de
laboratório de modo a se desenvolver um modelo de previsão
confiável. Para tal foram tomados como referência alguns
resultados de ensaios disponíveis na literatura. Aspetos de
modelagem de condições de contorno e carregamento são
enfocados. Dado o desenvolvimento de rugas e de grandes
deformações estão presentes também outros aspectos
importantes da modelagem como o aparecimento de regiões de
auto-contato nas rugas.Alguns exemplos numéricos analisados
com o programa comercial de elementos finitos ABAQUS são
apresentados.
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