Título: | NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS COM DISLEXIA: CONSTRUÇÕES DE SI E DO OUTRO NOS CONTEXTOS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA | |||||||
Autor: |
TALITA ROSETTI SOUZA MENDES |
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Colaborador(es): |
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 30/JUL/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23254&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23254 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo investiga como são construídas identidades de si e do outro nos contextos da escola e da família em narrativas de dois jovens universitários com dislexia, junto à pesquisadora-professora, em entrevistas de pesquisa. As bases teóricas e metodológicas situam-se no campo dos estudos da narrativa e identidade com foco em experiências com a dislexia, envolvendo relações de alteridade, processos de estigmatização e de manipulação de informação, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os mecanismos norteadores da análise das construções identitárias de si e do outro se constituem na noção de dêixis, de self, de polifonia e de discurso relatado. Os resultados da análise das narrativas construídas pelos jovens universitários com dislexia apontam não só relações harmônicas e desarmônicas no ambiente escolar, mas também conflitos e entendimentos no contexto familiar, com performances elaboradas e emergência de estigmas. As narrativas destacam também inteligibilidades sobre o distúrbio de aprendizagem, sobre as necessidades pessoais e possibilidades de superação através de uma postura
reflexiva, engajada e, por vezes, emotiva. A pesquisa busca contribuir com e para estudos sobre a relação existente entre dislexia, família e escola, ressaltando, do ponto de vista teórico e metodológico, a importância da narrativa em entrevista de pesquisa como forma de propiciar reflexão, ação e mudança.
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