Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ANÁLISE DO MODELO ESTOCÁSTICO DO PASSIVO ATUARIAL DE UM FUNDO DE PENSÃO
Autor: CLEIDE BARBOSA DA ROCHA
Colaborador(es): LUIZ FELIPE JACQUES DA MOTTA - Orientador
Catalogação: 14/FEV/2002 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2270&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2270&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2270
Resumo:
Um Fundo de Pensão deve casar o passivo atuarial de longo prazo com sua carteira de ativos, de tal forma que se encontre em equilíbrio. Abordar o aspecto dinâmico das reservas matemáticas é peça fundamental para a construção do Asset Liability Management (ALM) nos Fundos de Pensão. Este estudo tem por objetivo apresentar uma análise do modelo estocástico para o passivo atuarial de um Fundo de Pensão, com respeito à variabilidade de três parâmetros de risco utilizados no cálculo das reservas matemáticas: crescimento salarial, inflação e taxa de administração. Com isto, poderá ser desenvolvida a longo prazo uma política de integração entre o ativo e o passivo para os Fundos de Pensão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF