Título: | DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO | ||||||||||||
Autor: |
PAULA CECCON RIBEIRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 26/FEV/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22575&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22575 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em torno de 50 por cento das pessoas com autismo apresentam dificuldades
em desenvolver qualquer tipo de linguagem funcional. Este estudo apresenta
o desenvolvimento e avaliação de um jogo colaborativo multiusuário
para interface tangível portável. O jogo foi projetado a partir de
requerimentos de um grupo de crianças com autismo, visando estimular
a comunicação mediante estratégias colaborativas. Para isso, o jogo foi
projetado para interação por duplas de usuários. Cada usuário dispõe de
uma interface tangível portável para compartilhar recursos do jogo. Esse
compartilhamento e observado pela dupla numa tela maior. O jogo foi
avaliado seguindo aspectos de pesquisa relacionados com o interesse dos
usuários frente a tecnologia, a percepção de cada usuario do seu interlocutor
e as intenções de comunicação geradas entre os usuários para conseguirem
colaborar entre si. Foram realizados testes durante 8 semanas com 4 crianças
com autismo. Os resultados indicam que tanto o ambiente proporcionado
pela tecnologia utilizada quanto as estratégias do jogo permitiram estimular
nos usuários, em um ou outro grau, a comunicação através desse espaço de
compartilhamento.
|
|||||||||||||
|