Título: | BASES DO CONTRATO PSICOLÓGICO DE FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS PÚBLICAS EGRESSOS DO SETOR PRIVADO | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO SIROTHEAU DE ALMEIDA EICHLER |
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Colaborador(es): |
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador |
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Catalogação: | 19/NOV/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22284&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22284&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22284 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nos últimos anos tem sido observado um aumento crescente do interesse
da mão de obra de nível superior no Brasil pelos postos de trabalho oferecidos
pelas entidades públicas. Esse fenômeno reflete tanto a busca dos novos entrantes
do mercado de trabalho por essas oportunidades, quanto uma migração daqueles
que atuavam em empresas privadas e decidem ingressar no setor público. Esse
aumento de interesse pela área pública se justifica pela existência de um grupo de
fatores, considerados importantes pelos empregados, que seriam melhor atendidos
nesse setor. Dentre essas questões, encontram-se a necessidade de gerenciamento
do próprio tempo, remuneração, estabilidade e prestígio. O objetivo desse trabalho
foi compreender os principais pontos que formam a base do contrato psicológico
estabelecido entre uma empresa pública e os seus funcionários que são egressos
de empresas privadas, com vistas a entender melhor o crescente interesse por
essas entidades. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que foram
entrevistados nove indivíduos, atuais funcionários de três empresas públicas
federais. Essas pessoas foram entrevistadas com base em um roteiro
semiestruturado com perguntas abertas, o que deu espaço para que cada
participante contribuísse com aquilo que considerasse mais relevante acerca do
tema. Através dessas entrevistas, o pesquisador buscou entender as três etapas do
contrato psicológico desses funcionários, de acordo com o modelo de Côrtes e
Silva (2006). O resultado foi abrangente e trouxe não apenas as expectativas que
contribuíram para a formação inicial do contrato dessas pessoas, mas também os
termos que foram agregados no decorrer da relação com a empresa.
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