Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A RELAÇÃO MÃE E FILHA E OS IMPASSES NO CAMINHO DA FEMINILIDADE
Autor: ISABEL MARIA CHAVES GUIMARAES
Colaborador(es): ANA MARIA DE TOLEDO PIZA RUDGE - Orientador
Catalogação: 08/NOV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22243&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22243&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22243
Resumo:
A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo, a partir de Freud e Lacan, sobre a constituição da feminilidade e sobre as dificuldades que as mulheres apresentam na realização dos seus vínculos amorosos. A análise das relações entre mães e filhas tornou-se o principal tema deste trabalho visto que a maioria dos textos psicanalíticos sobre a mulher abordam este assunto. Ficou evidente que o vínculo entre elas é estrutural e fundamental para se obter uma resposta sobre o feminino. Os conceitos de complexo de Édipo e de complexo de castração, e os estudos da constituição psíquica do sujeito neurótico são a base teórica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF