Título: | O ORÇAMENTO DAS FAMÍLIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DA CATEGORIA EDUCAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
VICTOR DE MOURAO NOVAES |
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Colaborador(es): |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador VERANISE JACUBOWSKI CORREIA DUBEUX - Coorientador |
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Catalogação: | 28/OUT/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22201&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22201&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22201 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Apesar do recente aumento do número de pesquisas sobre orçamento
familiar e marketing no Brasil, pouco se estudou, ainda, acerca da categoria
Educação. Visando contribuir para reduzir essa lacuna de pesquisa, a presente
dissertação teve como objetivo determinar se existem diferentes padrões de
alocação do orçamento familiar na categoria educação nas diversas faixas de
renda da população metropolitana do Rio de Janeiro, e se há diferenças no padrão
de alocação das despesas em educação dessas famílias entre os anos de 2002/2003
e 2008/2009. Com base nos dados fornecidos pela Pesquisa de Orçamentos
Familiares (POF/IBGE), e utilizando técnicas estatísticas, verificou-se que, tanto
na pesquisa de 2002/2003 quanto na de 2008/2009, não há diferença significativa
na média de gastos com educação entre as diferentes classes sociais. Do ponto de
vista diacrônico, percebeu-se uma diminuição dos gastos com educação entre os
anos de 2002/2003 e 2008/2009. Tal resultado contrasta com indicadores
socioeconômicos do Brasil no período, como o aumento da renda total familiar
que provocou uma melhora do padrão geral de consumo das famílias e de sua
qualidade de vida.
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