Título: | USOS E SENTIDOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
BARBARA JANE NECYK |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador ALEXANDRE FARBIARZ - Coorientador |
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Catalogação: | 06/SET/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21993 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O nosso cotidiano é permeado pelo uso de tecnologias digitais de informação
e comunicação, fenômeno esse que também se insere no universo do ensino.
A atividade de ensino em Design absorveu uma série de recursos informatizados
nas últimas décadas. O reconhecimento de que o campo do Design possui um
caráter ideológico faz com que pensemos em formas de atuação dos designers
na sociedade. A presente pesquisa se situa na confluência da questão tecnológica,
aplicada ao ensino, com o caráter ideológico da atividade de Design. Com
o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de se entender as
formas de atuação dos designers na sociedade, este estudo faz um levantamento
das dimensões subjetivas das atividades de ensino-aprendizagem através da mediação
tecnológica. A pesquisa é perpassada pela pergunta que questiona em que
medida os professores de Design fazem uso de dimensões subjetivas advindas
do uso de tecnologias digitais. O contexto de observação de práticas de ensino
-aprendizagem foi constituído por algumas turmas de graduação em Design da
PUC-Rio, nas quais ocorre uma relação triádica entre professores, tecnologias
digitais e alunos. A pesquisa de campo está embasada nos princípios da pesquisa
qualitativa e da observação participante. A abordagem da Sociolinguística Interacional
é utilizada para a interpretação dos dados colhidos em campo. A questão
da subjetividade entendida como coletiva, polifônica e heterogênea – está fundamentada
em Guattari e permeia o estudo como um todo. Heidegger e Simondon
são autores que trazem conceitos basilares para o entendimento da relação
homem/técnica nesta pesquisa. Foi constatado, entre outras observações, que o
uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto pedagógico demonstrou ser uma força expressiva no campo do Design assim como uma representação
do próprio campo.
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