Título: | GINGA-MD: UMA PLATAFORMA PARA SUPORTE À EXECUÇÃO DE APLICAÇÕES HIPERMÍDIA MULTI-DISPOSITIVO BASEADA EM NCL | ||||||||||||
Autor: |
CARLOS EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA |
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Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador |
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Catalogação: | 02/SET/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21956&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21956&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21956 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O crescente número de formatos de mídias digitais fomentou a criação de
aplicações multimídia interativas, incluindo o desenvolvimento de cenários
interativos para múltiplos usuários. Existem muitos espaços onde artefatos
multimídia são consumidos por grupos de pessoas, tais como ambientes
domésticos com TV Digital, salas de Cinema Digital e salas de conferência com
apresentações multimídia. Nesta tese, uma plataforma para execução de
aplicações hipermídia distribuídas é proposta para ser utilizada em tais espaços
onde ocorre consumo coletivo de multimídia interativa. A plataforma proposta
usa a linguagem NCL como seu formato de descrição de aplicações, pois NCL é
uma linguagem de cola para autoria de documentos hipermídia que suporta o
conceito de aplicações multi-dispositivo através de abstrações declarativas. A
plataforma estabelece uma arquitetura de software de referência, definindo
mecanismos e interfaces para a integração de dispositivos heterogêneos. Um
protótipo foi implementado e validado em diferentes cenários de uso, nos quais
aplicações hipermídia usam recursos de mídia capturados por e sendo
transmitidos para múltiplos dispositivos.
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