Título: | FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO: CONTANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS | ||||||||||||
Autor: |
SYLVIA REGINA BASTOS NEMER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIS REZNIK - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/AGO/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21896&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21896&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21896 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os processos de transmissão de memórias e uso do espaço urbano
associados à experiência da migração constituem a base do presente trabalho que
dirige sua atenção para a Feira de São Cristóvão, observada a partir das memórias
em circulação por meio de folhetos de cordel, depoimentos e acervos pessoais de
cordelistas nordestinos em atividade na cidade do Rio de Janeiro entre a segunda
metade do século passado e a primeira década deste século. Por se tratar de uma
manifestação cultural distanciada dos códigos hegemônicos no Sudeste do Brasil
e, por sua vez, chave para o grupo frequentador do espaço em pauta, as vozes do
cordel e dos cordelistas revelam-se de grande valor para a discussão de questões
relacionadas à migração, à ocupação do espaço por grupos minoritários, à
transmissão de memórias e aos diálogos interculturais, temas que, com o avanço
dos processos de globalização cultural e valorização dos patrimônios culturais
tradicionais, vêm se afirmando tanto no debate público quanto no debate
acadêmico.
|
|||||||||||||
|