Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARTES
Autor: ELIANE JORDY IUNG
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 05/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21837
Resumo:
Esta dissertação apresenta o processo de criação e parte da história da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como eixo de ação ser um espaço dedicado ao ensino de arte para crianças e adolescentes de Nova Friburgo, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Realizada em um Programa de Pós-graduação em Design, a presente pesquisa adquiriu uma perspectiva muito particular, inspirada por esse campo que tem por atividade a realização de projetos. A investigação teve por pano de fundo um aprofundamento teórico em torno das concepções de arte/educação, interdisciplinaridade, metodologia de projeto em design, políticas públicas e memória. Teve por base, entre outros, autores como Ana Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski, Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, Sonia Kramer, destacando-os como interlocutores privilegiados. Como resultado da investigação empreendida, conclui-se que a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como propósito fazer um trabalho unindo a cultura e a educação, revelou-se mais ampla ao avançar no propósito da valorização das experiências distintas de todos os envolvidos, em um constante diálogo entre prática e reflexão, possibilitando transformações na expressão dos sujeitos da pesquisa e em seu entorno. O presente estudo pretendeu contribuir com o registro e sistematização da metodologia da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, para que outras experiências possam ser realizadas em práticas análogas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF