Título: | CARMELA GROSS EM SEUS TERRITÓRIOS POÉTICOS | ||||||||||||
Autor: |
ADRIANA PEREIRA DA SILVA FONTES |
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Colaborador(es): |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 05/AGO/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21835&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21835&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21835 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação pretende contribuir para uma maior compreensão
da poética da artista CARMELA GROSS através de uma abordagem
que identifica relações plásticas, históricas e conceituais em seus
territórios poéticos. Na diversidade das suas obras, a artista ativa
territórios móveis, em constante definição subjetiva de um lugar poético,
onde a multiplicidade simbólica desses territórios atua no espaço
urbano e nos museus como jogos estéticos a serem experimentados. A
artista constrói por meio de um conjunto de experiências e ações
poéticas um vocabulário plástico próprio, em uma trajetória artística que
revela a pesquisa constante em busca de novas descobertas no
universo plástico. Do ambiente artístico da formação de Gross, em
meados dos anos 1960, em São Paulo, surgiram questões que
permearam suas pesquisas ao longo de seu percurso, trazendo
problemáticas estéticas que instigam o experimentar e o vivenciar de
um território artístico singular. Gross articula discursos (potentes e
singelos) sobre a arte e a sociedade contemporânea, expandindo e
contaminando tanto os ambientes dos museus (e galerias de arte) como
os espaços das cidades. Portanto, a presente pesquisa teve como
finalidade construir uma cartografia que contribuísse para expor a
multiplicidade de olhares e reflexões, como entendimentos (provisórios),
das forças que atuam na poética de Gross.
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