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Título: POSICIONAMENTOS IDENTITÁRIOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO EM UM CIEP EM CONTEXTOS DE MUDANÇA
Autor: DIOGNES RAMOS MARCHON
Colaborador(es): MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21817&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21817&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21817
Resumo:
O objetivo do estudo consiste em analisar posicionamentos identitários e percepções de professores e alunos de ensino médio em um CIEP, uma escola pública estadual da região metropolitana do Rio de Janeiro, sobre o contexto de mudanças em que a instituição está inserida e as práticas relacionadas à dinâmica do cotidiano escolar. Professores e alunos de ensino médio são os principais atores sociais capazes de identificar posicionamentos e padrões estruturais no contexto cotidiano escolar, de interpretar os significados das rotinas e das práticas que estão assentadas. A pesquisa combina a metodologia qualitativa, de base interpretativista, a partir de entrevistas de pesquisa individual e de grupo focal, com a metodologia quantitativa, mediante aplicação de questionários, como um diálogo interno entre resultados obtidos nas duas perspectivas. O posicionamento teórico articula as abordagens da Teoria da Evidencialidade e dos Posicionamentos de Self, como procedimentos analíticos, junto à análise de percepções e atitudes dos participantes, em um trabalho ancorado na concepção da figura do professor pesquisador, cuja visão parte do princípio da autorreflexão do profissional de linguagem e educação na procura de compreender de dentro o próprio contexto de que participa. A análise de dados é feita, inicialmente, com os dados qualitativos das entrevistas, permitindo observar formas de posicionamentos quanto à importância do ensino médio para educandos e educadores. A análise dos dados quantitativos permite compreender a correlação significativa ou não-significativa entre respostas linguísticas e percepções nos questionários, levando em consideração as posturas de identidade na avaliação do ensino médio na perspectiva dos pesquisados.
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