Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO?
Autor: MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação: 02/JUL/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21707
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro. Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky, Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos, possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município, sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente identificadas com as subjetividades que dialogam na escola.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF