Título: | EDUCAÇÃO INFANTIL: COM QUANTAS DATAS SE FAZ UM CURRÍCULO? | |||||||
Autor: |
MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA |
|||||||
Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 02/JUL/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21707&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21707 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação tem como objetivo estudar o currículo da Educação
Infantil organizado em torno das datas comemorativas do calendário civil e
religioso em duas escolas de Educação Infantil em um dos cinco municípios mais
populosos em relação à faixa etária de 0 a 6 anos do estado do Rio de Janeiro.
Compreendendo a infância como categoria social e da história, parte da cultura e
produtora de cultura, a Educação Infantil como direito da criança e o currículo
como experiência de cultura, tem como referência teórica Bakhtin, Vygotsky,
Benjamin, Sarmento e autores que pesquisam a escola e o currículo. Procurando
compreender por que as escolas de Educação Infantil organizam o currículo em
torno de datas comemorativas, se é orientação da rede de ensino e a origem dessa
prática; conhecer e compreender práticas e interações entre crianças e adultos,
possíveis implicações na constituição de suas subjetividades, se essa prática se
relaciona a outras práticas e concepções presentes na instituição e identificar
aprendizagens que circulam nesse ambiente. O primeiro capítulo apresenta
brevemente a história recente da Educação Infantil no Brasil e a concepção de
infância assumida nessa pesquisa. O segundo capítulo procura demonstrar como o
tema se encontra presente, apresenta o currículo, as políticas, o debate sobre a
Educação Infantil e implicações na prática cotidiana. O terceiro expõe as
referências teóricas, estratégias de pesquisa, informações sobre o município,
sistema de ensino, escolas pesquisadas e processo de aproximação e inserção no
campo. O quarto capítulo trata das observações, entrevistas e análise de
documentos. O quinto capítulo intenta sintetizar os pontos mais relevantes dapara a percepção de outras possibilidades de trabalho que sejam efetivamente
identificadas com as subjetividades que dialogam na escola.
|
||||||||