Título: | A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DO DESIGNER EM UM AMBIENTE DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JOAO EDUARDO CHAGAS SOBRAL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 17/JUN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21687&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21687 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese parte da premissa que os ambientes de convergência,
construídos a partir da tecnologia digital, estão afetando a disciplina de fotografia
nos cursos de Design e, por conseqüência, interferindo nos processos de
aprendizagem e na formação do designer. Esta investigação visa
compreender o que os professores entendem por disciplina de fotografia,
e, apropriando-se das novas tecnologias, que estratégias eles usam para
disseminar o conhecimento entre os alunos. A pesquisa iniciou com uma
pequena digressão sobre a fotografia na contemporaneidade e sobre a
linguagem fotográfica, além de um levantamento sobre a disciplina de
fotografia nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille, analisando as
matrizes curriculares, ementas e percursos metodológicos. Foram
também realizadas entrevistas com os professores que ministram esta
disciplina, com o objetivo de colher e categorizar dados, os quais foram
submetidos à técnica Análise do Conteúdo sob o enfoque dos lugares da
imagem, contribuindo com a percepção sobre o papel que a fotografia
desempenha em um diferente cenário tecnológico e na formação do
designer nos cursos de Design da PUC- Rio e da Univille.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|