Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OLHAR ATIVO: A CENTRAL CATÓLICA DE CINEMA DO RIO DE JANEIRO (1954-1971)
Autor: DANIEL NUNES GUIMARAES PAES
Colaborador(es): MIGUEL SERPA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 03/MAI/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21550
Resumo:
Esta pesquisa apresenta a trajetória da atuação católica brasileira em cinema ocorrida no Rio de Janeiro, no período que compreende os anos entre 1954 e 1975, desde a criação da Central Católica de Cinema até sua extinção, ao ser absorvida pelos quadros de comunicação da CNBB. A Central foi uma instituição que organizou nacionalmente atividades da ala leiga católica em cinema, atuando principalmente na criação de fichas com cotações morais de filmes. Entretanto, estendeu sua atuação para promoção de cineclubes, cursos de cinema e criação de premiações católicas para filmes brasileiros, como o Prêmio Margarida de Prata e o Troféu Jangada. Tal empenho findou por lançar a pedra fundamental da organização Cineduc – Cinema e educação, que promove ensino de cinema e audiovisual para crianças, ainda em atividade nos dias de hoje. A pesquisa apresenta, sempre articulando as atividades cinematográficas com o contexto político brasileiro, como o olhar católico deslocou-se do moralismo censório inicial para a preocupação acerca da formação do espectador, desde sua infância e a implicação deste olhar na construção de uma cultura cinematográfica implicada com as questões sociais e estéticas brasileiras.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF