Título: | OLHAR ATIVO: A CENTRAL CATÓLICA DE CINEMA DO RIO DE JANEIRO (1954-1971) | |||||||
Autor: |
DANIEL NUNES GUIMARAES PAES |
|||||||
Colaborador(es): |
MIGUEL SERPA PEREIRA - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 03/MAI/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21550 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa apresenta a trajetória da atuação católica brasileira em
cinema ocorrida no Rio de Janeiro, no período que compreende os anos entre
1954 e 1975, desde a criação da Central Católica de Cinema até sua extinção, ao
ser absorvida pelos quadros de comunicação da CNBB. A Central foi uma
instituição que organizou nacionalmente atividades da ala leiga católica em
cinema, atuando principalmente na criação de fichas com cotações morais de
filmes. Entretanto, estendeu sua atuação para promoção de cineclubes, cursos de
cinema e criação de premiações católicas para filmes brasileiros, como o Prêmio
Margarida de Prata e o Troféu Jangada. Tal empenho findou por lançar a pedra
fundamental da organização Cineduc – Cinema e educação, que promove ensino
de cinema e audiovisual para crianças, ainda em atividade nos dias de hoje. A
pesquisa apresenta, sempre articulando as atividades cinematográficas com o
contexto político brasileiro, como o olhar católico deslocou-se do moralismo
censório inicial para a preocupação acerca da formação do espectador, desde sua
infância e a implicação deste olhar na construção de uma cultura cinematográfica
implicada com as questões sociais e estéticas brasileiras.
|
||||||||