Título: | A UBIQUIDADE COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO PROJETUAL EM DESIGN | |||||||
Autor: |
MARCELO FERNANDES PEREIRA |
|||||||
Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 03/MAI/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21546&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21546&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21546 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Vivemos, atualmente, em um mundo onde as tecnologias de informação
trazem inúmeras possibilidades para uma situação de conexão interpessoal
permanente. Através das redes sociais, das ferramentas colaborativas de criação e
da computação em nuvem, mantemos contato constante com uma gama crescente
de dados gerados por todos aqueles com quem convivemos em nossos círculos
sociais e profissionais. Os jovens universitários de hoje não percebem essas
tecnologias como maravilhas de um mundo moderno. Membros da chamada
Geração do Milênio, criados em um ambiente multimídia e interconectado, eles
utilizam as ferramentas digitais de comunicação de um modo natural em seu
cotidiano. Com a entrada no mercado de trabalho, essas tecnologias passam a
fazer parte também de suas vidas profissionais, otimizando o trabalho em equipe e
aumentando sua produtividade. Entretanto, é surpreendente como, em pleno
século XXI, a maior parte destes recursos não são aproveitados em sala de aula.
Observa-se um total descompasso entre o modo como os alunos pensam e
trabalham fora da universidade e os métodos aplicados por seus professores.
Ainda hoje, a grande maioria dos docentes, independentemente de seu nível de
conhecimento técnico, inibem o uso de ferramentas digitais durante as aulas,
solicitando que os alunos desliguem seus celulares e computadores portáteis e
eliminando qualquer possibilidade de contato com fontes externas de informação.
A utilidade desses equipamentos e tecnologias é subestimada de forma exagerada,
ignorando-se o fato de que eles serão peças fundamentais durante a vida
profissional dos alunos. Esta pesquisa teve por objetivo investigar o uso de
métodos de trabalho colaborativo através do uso das tecnologias do cotidiano dos alunos para verificar o impacto em seu desempenho acadêmico. Para isso, foram
realizados quatro experimentos controlados em turmas do curso de graduação em
Design da PUC-Rio, onde a aplicação progressiva de ferramentas digitais
específicas visaram uma proposta de atualização metodológica das disciplinas
projetuais. Através dos experimentos, percebeu-se que os alunos são capazes de
integrar as ferramentas colaborativas com facilidade em seu cotidiano acadêmico
apresentando um considerável aumento na qualidade de sua produção. Concluiuse,
portanto, que a introdução dessas ferramentas de um modo controlado no
ambiente de ensino pode fornecer aos alunos subsídios importantes para que eles
possam utilizá-las com eficiência em seu futuro profissional.
|
||||||||