Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ALINHAMENTO CULTURAL E SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor: VANESSA BURJACK MARANHAO GOMES DE SA
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 02/MAI/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21541&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21541&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21541
Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar se os valores transmitidos pela Companhia foram internalizados pelos empregados. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa de economia mista cujo processo de recrutamento e seleção ocorre via concurso público. Os recém-chegados passam por um período de iniciação, conhecido por Ambientação, a partir do qual valores, comportamentos e normas da Empresa são transmitidos. Depois, participam do Curso de Formação com o objetivo de alinhar conhecimentos básicos e técnicos. Em seguida, ocorre a alocação efetiva na área, a partir da qual os empregados passam a ter contato mais direto com a cultura da Empresa. Durante este estudo, foram realizadas dezesseis entrevistas em profundidade, com empregados que já possuem aproximadamente seis anos de casa e que participaram juntos da Ambientação e do Curso de Formação, objetivando verificar se as táticas de socialização contribuíram para alinhar as expectativas dos empregados às necessidades da Empresa bem como os valores individuais aos valores organizacionais. Os principais resultados da pesquisa sugerem: a) com base nas expectativas dos entrevistados, os empregados ao aceitarem entrar na empresa, enxergavam que poderiam se encaixar no perfil desejável pela Companhia; b) com relação aos valores declarados explicitamente pela Companhia, especialmente, durante a Ambientação e o Curso de Formação, os entrevistados, em geral, compartilham desses valores. Nesse caso, o processo de socialização teve seu papel fundamental em prol do alinhamento cultural; c) com relação aos valores não explícitos, mas presentes na Cultura da Companhia há divergência entre os valores individuais e os organizacionais. A Companhia - ainda que defenda que privilegia competências técnicas, transparência, mobilidade e meritocracia - na prática - apresenta práticas organizacionais diferentes do Discurso.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF