Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO: REPRESENTAÇÕES DA IBÉRIA
Autor: RENATA DE OLIVEIRA RODRIGUES DOS SANTOS
Colaborador(es): VALTER SINDER - Orientador
PAULO MESQUITA D AVILA FILHO - Coorientador
Catalogação: 29/ABR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21536&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21536&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21536
Resumo:
A presente dissertação pretende discutir duas representações distintas da Ibéria, presentes no pensamento social brasileiro, a partir do debate travado entre Simon Schwartzman e Richard Morse, por ocasião do lançamento do livro deste último, O Espelho de Próspero. Entende-se que a representação de uma sociedade é marcada pelo discurso construído a respeito dela. A compreensão de como discursos divergentes competem entre si, aliado à perspectiva de que o discurso é construído e funciona como instrumento de poder, poderá enriquecer o debate em torno da nossa, sempre em construção, identidade, produzindo uma compreensão mais rica sobre nós mesmos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF