Título: | DISSOLUÇÃO DE GASOLINA EM PRESENÇA DE ÁGUA E ETANOL | |||||||
Autor: |
KLITIA VALESKA BICALHO |
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Colaborador(es): |
EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Orientador TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador JAMES F BRAKER - Coorientador JOHN I CHATZIS - Coorientador |
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Catalogação: | 26/NOV/2001 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2140&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2140&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2140 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Muitos contaminantes orgânicos, incluindo derivados do
petróleo, como por exemplo a gasolina, têm baixa
solubilidade em água e migram na subsuperfície como uma
fase separada da água sendo referidos como NAPLs (non
aqueous liquid phases). Em seu processo de migração na
subsuperficie os NAPLs deixam para trás segmentos de
líquidos disconectados na forma de gânglios ou lentes que
constituem a fase residual do contaminante. A presença
do contaminante residual constitui-se numa das maiores
dificuldades para a implementação de uma técnica adequada
de limpeza ou recuperação de locais contaminados, uma vez
que tais contaminantes representam uma fonte lenta e
continua de contaminação de solos e água subterrânea,
especialmente por sua dissolução na água.
Nesta tese, estudou-se o efeito do etanol na dissolução de
gasolina residual. Tal estudo foi motivado pela necessidade
de se obter um melhor entendimento de um cenário de
contaminação envolvendo gasolina e etanol uma vez que
gasolina com 20 por cento de etanol em sua constituição e etanol
puro estão sendo utilizados como combustível, no Brasil,
nos últimos 20 anos. O uso de aditivos oxigenados à
gasolina, tais como álcoois, objetiva aumentar o
desempenho do motor dos automóveis bem como diminuir a
emissão de CO2 destes para a atmosfera e este uso vem
aumentando em muitos países. Experimentos tipo equilíbrio
em lote e experimentos de coluna foram realizados para
investigar efeitos do etanol na solubilidade de
constituintes da gasolina e no coeficiente de transferência
de massa da gasolina para fase aquosa. Colunas de solo
arenoso com gasolina em saturação residual foram percoladas
por soluções aquosas com diferentes teores de etanol.
Os resultados das concentrações efluentes de contaminante
ao longo do tempo, obtidas destes ensaios, foram
interpretados segundo o modelo de dissolução proposto por
Frind et al. (1997), modificado nesta tese para considerar
os efeitos de cosolvência do etanol na solubilidade dos
constituintes da gasolina. Os resultados experimentais
obtidos indicam que um cenário de contaminação envolvendo
etanol e gasolina deverá ser bastante diferente daquele de
contaminação usual de gasolina.Em um cenário de
contaminação envolvendo etanol e gasolina, concentrações
mais altas de contaminantes na água serão esperadas bem
como diferentes constituintes da gasolina, além do
tradicional grupo BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e os
isômeros xilenos) deverão estar presentes na água em
concentrações nocivas ao meio ambiente.
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