Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIGAS ARMADAS DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO COM DIFERENTES TIPOS DE FIBRAS
Autor: ADRIANO DA SILVA MACIEL
Colaborador(es): KHOSROW GHAVAMI - Orientador
NORMANDO PERAZZO BARBOSA - Orientador
Catalogação: 21/NOV/2001 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2131&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2131&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2131
Resumo:
O futuro aponta para um crescente emprego do concreto de alto desempenho e da incorporação de fibras no concreto. O concreto de alto desempenho por suas maiores resistência e durabilidade e as fibras por conseguirem dar ductilidade e tenacidade aquele produto extremamente frágil. Recentemente foi publicada no Brasil a proposta de revisão da NBR6118, chamada de nova NB1. Nela novas relações constitutivas para o concreto estão indicadas, assim como foram modificados processos de dimensionamento. Neste trabalho foi feita a experimentação de três séries de vigas de concreto de alto desempenho nas quais foram incorporadas três tipos de fibras: aço, polipropileno e sisal. Nas peças da primeira série, a ruptura foi atingida por cisalhamento. Já as vigas das segunda e terceira séries foram concebidas de sorte a se atingir o estado limite último por flexão. Apresentam-se algumas considerações sobre o desempenho das vigas e a performance das fibras. Utiliza-se a formulação da nova NB1 para prever o comportamento das peças estruturais. Faz-se uma análise a respeito do esforço cortante resistente de cálculo e do momento fletor resistente de cálculo utilizando-se também expressões das normas Norueguesa, Canadense e Neo Zelandeza. Os resultados mostram que as fibras interferem pouco nos esforços resistentes nos estados limites últimos. As fibras de aço apresentaram ligeira e benéfica influência no esforço cortante resistente de cálculo. Também indicam que a formulação da nova NB1 pode em muitos casos ser adequada mesmo para concretos de resistência característica superiores a 50MPa, com e sem fibras. Em outros casos, como no dimensionamento ao esforço cortante, pode ser contra a segurança. As fibras de sisal promovem um esmagamento mais brando do concreto, apresentando um potencial que merece ser melhor investigado e explorado.
Descrição: Arquivo:   
CAPA,DEDIC.,EPÍGRAFE,AGRAD.,RES.,ABSTRACT,SUMÁRIO,LISTA DE FIG.,DE TAB.,DE SÍMB. E ABREV.,CAPS.1AO 3 PDF      
CAPÍTULOS 4, 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF