Título: | COÉ, CHEGAÍ: PESQUISANDO A DINÂMICA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ADOLESCENTES EM NARRATIVAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO | |||||||
Autor: |
DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA |
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Colaborador(es): |
LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador |
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Catalogação: | 28/JAN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa põe seu foco principal na dinâmica de inclusão e exclusão em
grupos de adolescentes no contexto escolar. Os grupos são construídos como
pequenos agrupamentos de amigos cuja estrutura tem um caráter fluido e dinâmico e
que se relacionam entre si, formando tramas ou redes de relacionamentos. Nessa
dinâmica, o adolescente precisa se encaixar e ser aceito, o que nem sempre ocorre
com êxito, pois o grupo que funciona como elemento agregador, também é aquele
que pode promover a exclusão. Nesse sentido, a pesquisa busca ouvir os adolescentes
sobre a dinâmica da formação desses agrupamentos, assim como sobre questões
relacionadas aos processos de inclusão e exclusão. Trata-se de um estudo de cunho
etnográfico que procura aliar a perspectiva sócio-histórica de construção de
identidades, na qual as mesmas são construídas dentro de um contexto social, cultural
e histórico, a uma abordagem microanalítica com enfoque na análise de narrativas em
interação. Para a análise de narrativas, a pesquisa utiliza categorias labovianas de
forma flexível, em especial a de avaliação. É observada a performance
narrativa/identitária, com foco na avaliação, e tal análise se faz com base no método
de análise de posicionamentos, o qual permite observar como os indivíduos se
posicionam em relação às suas identidades e às identidades de seus interlocutores. A
pesquisa, enfim, dimensiona a comunidade aqui estudada como microcosmo que
possibilita uma perspectiva local e cria inteligibilidade sobre questões ligadas à
cultura adolescente, mormente sobre os processos de inclusão e exclusão que se dão
na dinâmica de formação de grupos de adolescentes na escola.
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