Título: | CULTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIAS DE REMUNERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO | |||||||
Autor: |
LUIS GERALDO SEGADAS DE ARAUJO |
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Colaborador(es): |
PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador |
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Catalogação: | 17/JAN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21000&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21000&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21000 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Partindo da premissa que as estratégias de remuneração são um dos
importantes instrumentos que influenciam a cultura de uma organização, além de
serem determinantes na atração e retenção de pessoas com qualificação adequada
ao trabalho; esta pesquisa teve como objetivo analisar o alinhamento entre
estratégias de remuneração e cultura organizacional para que a empresa atue com
eficácia em um ambiente dinâmico e competitivo. Para tal, com base no
referencial teórico sobre cultura organizacional e na tipologia cultural de Charles
Handy, foram feitas entrevistas com o corpo diretivo e aplicados questionários aos
gestores da Fundação Petros de Seguridade Social, fundo de previdência
complementar fechado, criado inicialmente para garantir a aposentadoria
complementar dos funcionários da Petrobras, que atua no mercado
multipatrocinado e que desta forma, concorre com outras empresas do segmento
na captação de novos participantes. Concluímos que é possível determinar
estratégias de remuneração que se alinhem a cultura e auxilie a organização no
alcance dos objetivos definidos. Também identificamos que a organização
analisada necessita aumentar o componente variável de remuneração final,
tornando-a fruto do atingimento de metas coletivas e individuais caso queira
responder com competitividade às pressões do ambiente.
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