Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIEÊNCIA CEAD-UNIRIO
Autor: MONICA LOPES NOGUEIRA
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 09/JAN/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978
Resumo:
A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO, APÊNDICE E ANEXOS PDF