Título: | UM ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL PARA A AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOLO - DUTO | |||||||
Autor: |
MARIA MARTA DE CASTRO ROSAS |
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Colaborador(es): |
EURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIOR - Orientador ALVARO MAIA DA COSTA - Orientador CLAUDIO DOS SANTOS AMARAL - Orientador |
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Catalogação: | 13/NOV/2001 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2086 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Com o crescente aumento de lâminas d`água na área de
exploração e produção de petróleo no mar, surgiu também o
aumento de unidades de exploração e produção tipo semi -
submersíveis. Os risers rígidos em catenária surgiram então
como solução para exportar óleo e gás das plataformas semi-
submersíveis até os dutos de transporte. Do ponto de vista
de fadiga, existem duas regiões críticas onde ocorrem as
maiores tensões, em um projeto de riser: o trecho junto ao
ponto de conexão na plataforma e o trecho junto ao piso
marinho (TDP). Os risers rígidos em catenária, SCRs ou
steel catenary risers, constituem-se hoje em uma das
principais soluções para águas profundas e ultra-profundas.
Sua principal aplicabilidade baseia-se no fato de ser a
única solução viável em lâminas d`água acima de 1500m, onde
as linhas flexíveis ainda não podem ser utilizadas, em
função da elevada pressão externa. Este trabalho apresenta
um estudo da interação solo-duto de risers rígidos é
constituído de duas partes: na primeira são relatados os
resultados de um modelo físico realizado no IPT (Instituto
de Pesquisas Tecnológicas), e, na segunda os resultados de
análises numéricas que procuraram reproduzir os ensaios no
modelo físico. São apresentadas também comparações entre os
dois modelos. Os resultados permitiram estabelecer um
modelo constitutivo simplificado do comportamento do
contato solo-duto em condições de carregamento lateral.
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