Título: | CONFIGURAÇÕES CONCEITUAIS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
ISABELA DE MATTOS FERREIRA |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR - Coorientador |
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Catalogação: | 10/DEZ/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20828&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20828&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20828 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O designer, em seu exercício profissional, encontra dificuldades para o
delineamento conceitual do campo de atividade. Tal circunstância vem sinalizar
uma carência de identidade, inclusive quando comparado a outras profissões que
possuem pilares conceituais melhor fundamentados, como, por exemplo,
engenheiros, arquitetos, médicos, físicos, químicos, advogados, jornalistas, etc. A
partir da investigação sobre a natureza transversal do Design e sobre as questões
ideológicas que delinearam a profissão ao longo do tempo, pode-se compreender a
dificuldade em se definir limites para a mesma. Diante dessa constatação, a
dissertação mergulha em um debate epistemológico, através da análise de blogs
brasileiros de design, questionários e entrevistas com designers, que reflete sobre
como o profissional designer é percebido, qualificado e classificado pela
sociedade e pelo mercado, considerando, sobretudo, seu alcance diante do âmbito
teórico do Design como campo do saber.
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