Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE FRATURAMENTO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO COMBINANDO OS PROCESSOS DISCRETO E DISTRIBUÍDO
Autor: RICARDO AMORIM EINSFELD
Colaborador(es): LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador
Catalogação: 09/NOV/2001 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2081&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=2081&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2081
Resumo:
O presente trabalho consiste na elaboração de um modelo para simulação numérica do fraturamento em estruturas de concreto utilizando-se o Método dos Elementos Finitos e conceitos da Mecânica da Fratura aplicada ao concreto. A característica mais importante deste modelo está na transição do processo de fraturamento distribuído para o processo discreto à medida em que as deformações se localizam em uma certa região da estrutura. Com isto, pode- se tirar proveito das principais vantagens apresentadas pelos dois processos, ao mesmo tempo em que se eliminam algumas de suas maiores desvantagens. A simulação é suportada por um pré-processador para geração automática da malha de elementos finitos e por uma sofisticada estrutura de dados topológica que assegura a consistência da malha gerada. A fissura discreta é inserida em uma região de comportamento plástico selecionada pelo programa, e somente esta região é rediscretizada após a inserção e propagação da fissura. Todo o processo é monitorado pelo usuário através da mesma interface gráfica. A análise pelo processo distribuído é desenvolvida através de um modelo plástico não-associado e algumas dificuldades numéricas são encontradas na tentativa de representar o comportamento da estrutura nas proximidades da carga máxima e no regime pós- pico. Um procedimento numérico é proposto para contornar estas dificuldades.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF