Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INFRAESTRUTURA, GESTÃO ESCOLAR E DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO GERES
Autor: NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Colaborador(es): ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
Catalogação: 06/NOV/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20677&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20677
Resumo:
Desde a década de 1970, os estudos sobre eficácia escolar voltaram seu olhar para dentro da escola com a intenção de conhecer e compreender as características escolares que interferem no desempenho acadêmico dos alunos. As pesquisas começaram a encontrar um conjunto de fatores que influenciam na aprendizagem, fazendo com que os alunos tenham um resultado acadêmico melhor do que o esperado. Ou seja, são escolas que possuem um conjunto de características que fazem com que os estudantes tenham bons resultados nas avaliações educacionais. Partindo da literatura brasileira sobre eficácia escolar segundo a qual tanto os recursos escolares como a organização e gestão da escola importam no desempenho dos alunos, esta pesquisa investiga a distribuição das características escolares relativas à infraestrutura e à gestão pedagógica das escolas, bem como analisa o impacto dessas características na proficiência dos alunos participantes do Projeto Geres, ao longo do primeiro segmento do ensino fundamental, nas disciplinas de Matemática e Leitura. Este estudo verificou que a distribuição das características escolares é muito desigual entre as redes de ensino, os municípios e os diferentes níveis socioeconômicos dos alunos. Além disso, os resultados das análises de regressão linear, realizadas a partir dos dados longitudinais do Geres, mostram que certas características das escolas são mais importantes em determinados anos escolares e que seu impacto é maior para Matemática do que para Português (Leitura).
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF