Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ALGORITMO PARA MEDIR DESLOCAMENTOS EM GRANDES ESTRUTURAS A PARTIR DE SINAIS ACELEROMÉTRICOS
Autor: JOSE GERALDO TELLES RIBEIRO
Colaborador(es): JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Coorientador
Catalogação: 19/OUT/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20590&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20590&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20590
Resumo:
Em estudos de integridade estrutural devem-se realizar medições de deslocamentos, pois estes são diretamente relacionados aas deformações. Contudo, nos casos em que este estudo é realizado em grandes estruturas, como pontes e estádios, torna-se difícil realizar esta medição com os transdutores disponíveis, tais como medidores de deslocamento resistivos e LVDT’s, pois há necessidade de se ter uma referência fixa perto do ponto onde se deseja realizar a medição. Existem muitos transdutores novos que utilizam tecnologia laser para a realização destas medições, contudo, este tipo de transdutor é ainda relativamente caro. Outra forma de se obter deslocamentos é através da integração dupla de sinais acelerométricos, contudo os integradores duplos analógicos comerciais disponíveis apresentam muitos problemas relacionados à sua Resposta Dinâmica e não são uma boa solução. Dessa forma, nesta tese é proposta uma forma de se realizar esta integração dupla de forma digital,obtendo-se então um sistema de medição de deslocamentos que utiliza acelerômetros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF