Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NOS TRENS DA SUPERVIA
Autor: RAFAEL BOMFIM DUTTON
Colaborador(es): VALTER SINDER - Orientador
PAULO JORGE DA SILVA RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 05/OUT/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20537&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20537&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20537
Resumo:
O presente trabalho discute o uso dos trens no Rio de Janeiro e, com o recurso da etnografia, enfoca alguns fenômenos que caracterizam a relação do usuário com o sistema de transporte ferroviário. Este, como todo espaço público, possui um conjunto de regras implícitas e explícitas que permeiam sua relação com o usuário. A partir das teorias de Michel Foucault e Michel de Certeau, são discutidas as tensões entre as normas disciplinadoras da empresa Supervia (a concessionária deste serviço) e as táticas empreendidas pelos usuários para enfrentá-las.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF