Título: | MODELAGEM DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ÓLEOS PARAFÍNICOS A TEMPERATURAS PRÓXIMAS E ABAIXO DE SEU PONTO DE FLUIDEZ | ||||||||||||
Autor: |
MARCO VAN HOMBEECK |
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Colaborador(es): |
ANTONIO SANTOS VARGAS - Orientador |
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Catalogação: | 27/SET/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20480&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20480&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20480 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste trabalho é desenvolvido um modelo constitutivo para representar o comportamento reológico complexo apresentado pelos petróleos parafinicos, na faixa de temperaturas em que estes tendem a se solidificar, em virtude do aprisionamento da fase líquida na rede cristalina formada pela parafina que daí da solução.
São considerados os efeitos de memória térmica do óleo e, numa etapa posterior, os efeitos das taxas de cisalhamento através de um modelo de potencia generalizado.
Inicialmente são realizados medidas em um viscosímetro cone-placa, em que as amostras são submetidas a diferentes histórias de resfriamento e taxas de cisalhamento. O modelo é baseado nestes dados experimentais obtidos.
Para verificação dos resultados previstos pelo modelo, um circuito de testes é construído, com seções de 6 m de comprimento e diâmetros de meio, três quartos e 1. A concordância dos valores previstos pelo modelo com os dados experimentais é apenas qualitativa e estima-se que a diferença entre estes valores possa ser atribuída, entre outros fatores, ao cisalhamento excessivo causado por sucessivas passagens do óleo pela bomba e outros acidentes de tubulação.
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