Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OPORTUNIDADES NO TURISMO DO RIO DE JANEIRO: ALIANÇAS ENTRE A PREFEITURA E O SETOR PRIVADO
Autor: LUCIANA ALVARES NERY
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 26/SET/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20464&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20464&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20464
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as alianças entre o governo municipal e os atores-chave da indústria de turismo, analisando suas implicações estratégicas, em termos de constituírem oportunidades, no contexto de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Rio de Janeiro. O produto de turismo envolve diversos segmentos do setor de serviços, em atividades complementares e interdependentes, que precisam aliar-se a entes governamentais para explorar suas potencialidades. À Prefeitura cabe promover o interesse público, podendo estabelecer parcerias com entes privados para garantir o bem comum e, especificamente, a sustentabilidade do turismo e a satisfação do turista e de moradores. Apesar da importância dessas alianças, existem poucas pesquisas sobre a rede de relacionamentos do setor de turismo no Brasil. Para preencher esta lacuna, a pesquisa objetivou analisar, qualitativamente, estas alianças estratégicas, com foco em ações específicas como Pacote Olímpico, Escola de Hotelaria Windsor, Rock in Rio, UFC-Rio e adoção de áreas públicas turísticas, entre outros. Esta pesquisa adaptou o modelo de análise estratégica relacional de Macedo-Soares (2011), no âmbito da pesquisa Processos de Inovação em Redes Estratégicas no Setor de Turismo: Alavancando Desenvolvimento Socioeconômico na Cidade do Rio de Janeiro - PRONEX 2006. Os resultados indicam que as alianças estabelecidas entre a Prefeitura e atores-chave de turismo constituem oportunidades para infraestrutura urbana e promoção da cidade, mas apresentam lacunas na qualificação de mão de obra. Estas oportunidades são analisadas, com aplicação prática em políticas públicas de turismo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF