Título: | ALGUNS ASPECTOS SOBRE BOMBAS CENTRÍFUGAS RADIAIS | ||||||||||||
Autor: |
NELSON MARTIN |
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Colaborador(es): |
IVAN RIBEIRO CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 02/AGO/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20114&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20114&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20114 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Apresenta-se, neste estudo, quatro análises sobre bombas centrífugas radiais:
a) Determinação de curvas características teóricas;
b )Obtenção de curvas características de rotores usinados;
c) Influência do estreitamento do rotos nas curvas características
d) Efeitos da rugosidade do rotor nas curvas características experimentais.
Utilizando-se de dois modelos de bombas Dancor, determinaram-se curvas características nos planos vazão-altura manométrica, vazão –potência efetiva e vazão-rendimento.
Escolhendo-se os coeficientes, necessários ao calculo teórico de uma curva característica, dentro de critérios estabelecidos, consegue-se a aproximação entre as curvas teóricas e experimentais de uma bomba centrífuga radial.
Ao usinar-se o rotor de uma bomba, as curvas características para o novo diêmetro deixam de obedecer às leis de semelhança, pois há variação do rendimento, principalmente na zona de trabalho de bomba. Determinou-se curvas com redução de 3,7 por cento e 11,1 por cento do diâmetro do rotor normal.
Com o estreitamento do rotor há, na realidade, variações nos triângulos de velocidade, em virtude das perdas que acontecem na saída do rotor e, conseqüentemente, alterando as curvas características. Ensinando-se rotores com larguras 23 por cento menores do que o rotor normal.
A rugosidade também altera as curvas características deslocando o ponto máximo rendimento para a esquerda (menor vazão e menor altura manométrica), num rotor 60 por cento mais rugoso do que o normal.
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