Título: | ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: O PROGRAMA DE BOLSAS IMPLEMENTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
SIMONE CAZARIN DE MENEZES |
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Colaborador(es): |
ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador |
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Catalogação: | 31/JUL/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20038&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20038&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20038 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo busca tratar do tema assistência estudantil em uma instituição
federal de ensino superior – a UFRJ. É fundamentado pelo entendimento de que a
assistência estudantil é um importante instrumento para a efetivação do direito à
educação superior pública, gratuita e de qualidade que a democratização do acesso,
por si só, não propicia, especialmente quando se refere a determinado segmento de
estudantes que sofrem as consequências das desigualdades sociais, presentes em
nossa sociedade. A atual política que visa a reestruturação das instituições federais de
ensino superior conduziu a assistência estudantil para um nova dimensão, ampliando
suas ações e definindo, de forma mais efetiva, a sua prioridade para os estudantes
cuja condição socioeconômica muitas vezes impede a sua permanência na
universidade. As ações de assistência estudantil vem sendo implementadas pela UFRJ
há décadas e não sofreram alterações em seu formato ao longo desse tempo, apesar
das mudanças ocorridas no contexto da educação superior, em especial nas
universidades federais.A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar de que
forma a bolsa de assistência estudantil contribui para permanência do aluno bolsista
da UFRJ. Para isso foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com estudantes
selecionados para uma das modalidades de bolsas de assistência estudantil. O estudo
tem ainda a intenção de oferecer subsídios para que o auxílio oportunizado pelo
programa de bolsas de assistência estudantil implementado pela UFRJ esteja alinhado
às necessidades dos alunos e ao alcance dos objetivos preconizados pela assistência
estudantil - a permanência e conclusão de curso com adequado aproveitamento
acadêmico.
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