Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CONES DE ASSIMETRIA E CURTOSE NO MERCADO BRASILEIRO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES: UMA ANÁLISE DOS CONES DE VOLATILIDADE PERANTE A VOLATILIDADE IMPLÍCITA CALCULADA PELOS MODELOS DE CORRADO-SU E BLACK-SCHOLES
Autor: HENRIQUE BAUER
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
Catalogação: 16/JUL/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19876&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19876&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19876
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo mostrar a existência de cones de assimetria e curtose no mercado brasileiro de opções. Além disso, os coeficientes de assimetria e curtose são de suma importância para a aplicação do modelo de Corrado e Su (1996). As volatilidades implícitas calculadas pelo método inverso deste modelo serão sobrepostas aos cones de volatilidade, buscando oportunidades de compra ou de venda de volatilidade. Para efeito de comparação, o modelo de Black e Scholes também será utilizado para a extração de tais medidas de volatilidade implícita. Outra contribuição deste trabalho é mostrar se os efeitos do sorriso de volatilidade e da estrutura a termo da volatilidade são amenizados diante de operações realizadas com os cones de volatilidade, levando-se em consideração a volatilidade implícita calculada pelos diferentes modelos. Para isto, foram realizados testes estatísticos de eficiência, além de uma análise descritiva das variáveis mais importantes para uma correta análise do mercado de opções, em momentos de estabilidade e baixa volatilidade como o verificado no ano de 2010. O estudo mostra a existência de cones de assimetria e curtose no mercado brasileiro de opções e possibilidades de ganhos com as operações feitas através dos cones de volatilidade, porém os resultados obtidos pelos dois modelos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF