Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O MODELO DE GESTÃO DAS EMPRESAS DO GRUPO EBX: UMA AVALIAÇÃO DO EFETIVO ALINHAMENTO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Autor: DIEGO ARAUJO DE LUCENA HENRIQUES LIMA
Colaborador(es): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação: 29/JUN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19768&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19768&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19768
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo abordar o modelo de gestão, a interação entre os conceitos de planejamento estratégico, gestão de projetos e portfólio e entender como essa interação ocorre nas empresas do Grupo EBX. Analisa, também, em que medida o gerenciamento reflete o direcionamento traçado no planejamento estratégico de cada empresa. Foram estabelecidas quatro proposições, que segundo a literatura estudada seriam os alicerces para o perfeito desdobramento da estratégia definida e os projetos gerenciados nas organizações: a) uma efetiva execução do planejamento estratégico de uma organização depende da qualidade da própria estratégia formulada; b) a organização deve seguir a estratégia e não o inverso; c) a estratégia deve envolver diretamente as pessoas; e d) a estratégia depende da implementação de iniciativas capazes de transformar a organização para os desafios futuros (melhoria de processos internos). Foram entrevistados oito executivos de diferentes empresas do Grupo EBX durante o primeiro semestre de 2011. A análise do conteúdo das entrevistas possibilitou a conclusão, juntamente com a literatura, da situação do Grupo EBX acerca do tema e de suas práticas de gestão da estratégia dos seus empreendimentos. O resultado da pesquisa sugere algumas ações a serem traçadas. A principal conclusão é a de que, a partir das proposições formuladas, a estratégia não foi efetivamente desdobrada para todos os níveis das empresas, tampouco suportada como deveria, gerando, em alguns casos, um desalinhamento entre os projetos gerenciados e o plano de negócios de cada empreendimento.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF